• Segurança 11/07/18 | 10:24:25
  • Usar o celular enquanto carrega pode trazer riscos
  • Usuário deve ter cuidado também com aparelhos e carregadores piratas
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Central de Jornalismo RBV Rádios
  • Foto: Imagem ilustrativa/ Divulgação

Crianças, adolescentes e adultos passam cada vez mais tempo "hipnotizados" pelo celular. Com essa prática não há bateria que aguente, por esse motivo, mesmo quando o aparelho está carregando o usuário insiste em utilizar o celular, ação que não é recomendada e que pode causar graves consequências.

Diversos casos já foram registrados de pessoas que receberam uma descarga elétrica do próprio celular, enquanto utilizava o aparelho que estava sendo carregado.

Segundo Marcos Collares Bina, professor de Eletroeletrônica e Engenharia Elétrica do IFC Videira, a explosão de celular está relacionada a diversos fatores.

Ele acrescenta ainda que a utilização de equipamentos originais são de extrema importância para aumentar a segurança do usuário. O professor lembra que é preciso evitar a aproximação do aparelho enquanto carrega em pontos de aquecimento.

Durante o mês de junho um jovem de 16 anos morreu após receber uma descarga elétrica quando o celular estava conectado no USB de um computador.

Qualquer equipamento ligado a energia elétrica, quando estiver carregado, existe o risco não só de descarga elétrica, mas também de incêndios.

O professor alerta ainda, que o aquecimento do celular também é algo que deve preocupar o usuário. E recomenda ainda ações que vão prevenir problemas futuros.

Enfim, é melhor evitar, caso precise do aparelho, desconecte ele rapidamente e garanta a sua segurança.

comentários