• Saúde 13/06/18 | 09:15:34
  • Dive aponta que Videira teve um registro de óbito por gripe
  • Paciente buscou atendimento no Estado de São Paulo
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Jornalismo Rádio Videira/ Diário do Rio do Peixe/ Diário Catarinense
  • Foto: Imagem ilustrativa/ Divulgação

O relatório emitido no último dia 7 deste mês pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) informa que 10 óbitos foram registrados em virtude da gripe em Santa Catarina.

Entre as cidades apontadas pelo levantamento, estão Florianópois, Blumenau, Jaraguá do Sul, São José, Nova Trento e Videira.

No caso de Videira, segundo informações, a vítima não estava na cidade quando contraiu a gripe, buscando atendimento no Estado de São Paulo. Com isso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Videira continua sem registro de morte causada por gripe A. 

Prevenção contra a gripe é essencial

Além da vacinação, há outras ações de prevenção contra gripe que devem ser mantidas. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares também é essencial. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e ao óbito.

comentários