• Saúde 12/01/18 | 16:07:09
  • Secretário faz balanço dos atendimentos em 2017 no setor da saúde
  • Aproximadamente 150 mil consultas médicas foram realizadas no período
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Rádio Videira
  • Foto: Divulgação

Aproximadamente 150 mil consultas médicas foram realizadas pala Secretaria de Saúde de Videira no ano de 2017. O montante equivale quase três vezes a população do município. Mensalmente são atendidas de 12 a 13 mil pessoas no PAME 24 Horas e nos postos dos bairros.

A informação é do Secretário da Pasta Carlos Barzotto que lembra sobre outros atendimentos realizados no período, como no Cetro de Atenção Psicossocial (CAPS) onde em média 800 pessoas são atendidas mensalmente. No setor odontológico cerca de 2700 pessoas são atendidas no Centro Especializado e nos postos dos bairros. Já os exames laboratoriais ficam na média de 17 mil por mês.

Sobre a questão dos medicamentos da Farmácia Básica do município entregues a população o Secretário informa que houve um investimento de mais de R$ 2 milhões no ano passado, ou seja, R$ 721 mil a mais do que em 2016. Ele salienta ainda que o número de pessoas que buscaram algum tipo de medicamento é de oito mil por mês.

Sobre o número de pessoas que estão na fila para a realização de procedimentos cirúrgicos e a realização de exames, Carlos Barzotto diz que houve uma redução bastante significativa, mas que mesmo assim muitos ainda estão aguardando. Para consultas especializadas são 1302 no aguardo por atendimento nas aéreas de cirurgia geral, otorrino, neuro, ortopedia, ginecologia, vascular entre outras. Na parte oftalmológica 930 pessoas estão esperando.

Com relação aos exames hoje 334 pessoas estão esperando por uma ressonância magnética. Segundo ele no mês de julho de 2017 eram mais de mil. Já para ultrassom o número de pessoas na fila aumentou devidos alguns problemas financeiros que passou o HSDS, mas que agora estão sanados. Para exames de ecodoppler 184 pessoas aguardam, endoscopia são 21 e colonoscopia 42.

O secretário finaliza dizendo da importância do repasse dessas informações a população agradecendo todos que fazem parte do setor da saúde do município.

comentários