• Região 20/03/17 | 09:56:08
  • Deputado cria projeto Vale das Frutas no Meio-Oeste
  • Estado é o sexto maior produtor de frutas do país
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Agência AL
  • Foto: Divulgação

O deputado Natalino Lázare, protocolou Projeto de Lei, na Assembleia Legislativa, que institui a denominação de Vale das Frutas no Meio-Oeste de Santa Catarina.

A proposição abrange as cidades da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) e também Tangará e Treze Tílias. A proposta é ampla e objetiva a fomentar a cultura frutícola do Estado, impulsionando a formação de redes associativas e motivando novos investimentos e estratégias para o setor.

"Nossa região é responsável por 50% da produção de maçãs do Brasil. Já o Estado de Santa Catarina é o sexto maior produtor de frutas do país e dispõe de apenas 1% do território nacional. A diversidade de culturas cultivadas no Meio-Oeste também nos deixa muito à vontade para criar esta marca", argumenta o deputado.

A região de Videira reúne as condições geoclimáticas para a produção de mais espécies de frutas comerciais. Segundo dados da Epagri, atualmente a região atinge quase R$ 2 bilhões do Valor Bruto de Produção. Um número expressivo, muito embora não seja um número tão preciso em função das atuais dificuldades para mensurar a produção e a comercialização de frutas no Meio-Oeste.

A partir do projeto, que é abrangente (vai desde a solução de questões relativas à falta de recursos humanos até a implementação de ações de marketing, passando pelo aprimoramento tecnológico), vários problemas já identificados podem ser solucionados.
As dificuldades foram identificadas após diversas reuniões de um comitê, instituído pelo deputado Natalino Lázare, para o desenvolvimento do projeto.

comentários