• Política 12/09/17 | 13:19:48
  • MPF denuncia Lula e Gilberto Carvalho na Operação Zelotes
  • Lula e Carvalho teriam recebido R$ 6 milhões de montadoras automobilístic
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Gilberto Carvalho foram denunciados nesta segunda-feira (11) pelo Ministério Público Federal por crime de corrupção passiva, em um dos processos da Operação Zelotes.

De acordo com as investigações, Lula e Carvalho teriam recebido R$ 6 milhões de montadoras automobilísticas. O valor seria uma contrapartida a vantagens dadas as empresas na edição de medidas provisórias, que beneficiaram o setor.

Segundo a denúncia, "Os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículos MMC [Mitsubishi] e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados, franqueando aos corruptores, inclusive, conhecimento do texto dela antes de ser publicada e sequer numerada, depois de feitos os ajustes encomendados"

O Instituto Lula divulgou nota afirmado que "A nova denúncia do Ministério Público sobre a edição da Medida Provisória 471/2009 não é apenas improcedente, mas injurídica e imoral".

Ainda de acordo com a nota, "Os procuradores que a assinam tentam explorar novamente um tema que já foi objeto de ação penal e julgamento na primeira instância há mais de um ano".

comentários