• Geral 20/03/19 | 11:06:32
  • Pesquisa aponta o rádio como veículo de informação mais confiável
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Jornalismo Rádio Videira/ Central de Jornalismo RBV Rádios
  • Foto: Divulgação

As chamadas fake news, as notícias falsas ou distorcidas, se tornaram uma epidemia no mundo inteiro. E o principal canal por onde elas se espalham são as redes sociais. Para não cair nessa armadilha, os veículos de comunicação tradicionais, como o rádio, por exemplo, são as fontes com maior credibilidade na hora de passar uma informação.

É o que comprova pesquisa realizada pela corretora XP Investimentos, em parceria com Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). O rádio é o veículo de comunicação mais confiável. A maioria dos entrevistados considera que notícias e informações veiculadas no rádio são verdadeiras.

Entre os tópicos perguntados nesta pesquisa, os entrevistados responderam se as informações e notícias veiculadas por diferentes meios de comunicação são verdadeiras ou falsas: 64% dos entrevistados responderam que consideram verdadeiras as informações divulgadas no meio Rádio, e 61% que consideram verdadeiras as notícias veiculadas pela Televisão.

Fake News

Na outra ponta estão as redes sociais, 72% dos entrevistados afirmaram que consideram falsas as informações divulgadas pelo Whastapp, e 70% as notícias do Facebook. A percepção sobre notícias falsas também é alta no Twitter, 52%, e no Instagram, 55%.

Nesta pesquisa, foram feitas 1.000 entrevistas nos dias 11, 12 e 13 de março deste ano. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

comentários