• Geral 16/05/18 | 07:49:36
  • Projeto prevê inclusão no Cadastro Positivo de forma automática
  • Se aprovado, consumidores serão adicionados a lista de "bons pagadores"
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Jornalismo Rádio Videira
  • Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou no início deste mês o projeto de lei que que torna obrigatória a participação de todos os consumidores no Cadastro Positivo, uma espécie de lista dos "bons pagadores".

O Cadastro Positivo existe desde 2013, porém, sempre foi optativo, ou seja, só adere ao sistema o consumidor que desejar incluir seu nome no banco de dados. Pela nova proposta, a inclusão do nome será automática, sendo que o usuário que quiser ser excluído da lista deverá fazer a solicitação.

O objetivo da iniciativa é criar um sistema que tenha as informações sobre empréstimos quitados e obrigações de pagamento que estão em dia. Esses dados serão usados para dar uma pontuação ao consumidor, que poderá ser acessada por empresas e bancos.

Desta forma, a ideia, segundo o governo, é que os estabelecimentos possam acessar essa base de informações e oferecer condições especiais àqueles que possuem um bom histórico de pagamento.

A medida, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José das Neves Olivo, é benéfica, assim como a mudança trazida pelo uso de cartões de crédito, que gera um preço diferenciado ao pagamento à vista.

A Câmara ainda deve votar alguns detalhes pontuais no projeto nesta quarta-feira, 16. Depois, o texto será analisado novamente pelo Senado Federal.

comentários