• Geral 14/11/17 | 13:55:31
  • Mais de 3 toneladas de alimentos foram arrecadadas na Feira do Livro
  • Além dos itens alimentícios, foram doados mais de 1.400 livros
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação

A Feira do Livro de Videira está se consolidando como uma das maiores do Estado. Este ano, em sua 8ª edição, mais de 7 mil pessoas passaram pelo Clube Floresta para prestigiar o evento, entre quarta-feira a sábado (8 a 11). O presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Euclides da Cunha, Jairo Viebrantz Netto, destacou que todos os organizadores do evento ficaram bastante satisfeitos com o resultado. "Foram três palestras com assuntos diferentes e que atraíram um grande público ao local do evento. Além disso, a programação voltada às escolas também foi um grande sucesso, milhares de alunos assistiram apresentações de contação de história e incentivo à leitura. Resumindo, foram quatro dias de muito conhecimento, informação, cultura e literatura".

Já o secretário de Educação de Videira, Geancarlos Farinon Flores De Matias, enfatizou que eventos como esse são importantes para incentivar o hábito da leitura, principalmente entre crianças e jovens. "A leitura é um hábito e isso passa de pai para filho. É gratificante ver pais e filhos visitando os estandes desta Feira e fazendo importante aquisições. É a certeza que no futuro teremos leitores assíduos", afirmou.

Como os ingressos para as palestras são gratuitos, tradicionalmente são doados alimentos não perecíveis ou livros em bom estado de conservação. Este ano, um novo recorde foi batido e mais de 3 mil quilos de alimentos foram arrecadados, já os livros superaram a marca de 1.400 exemplares.

Os itens alimentícios foram separados de forma igualitária para quatro entidades: Lar O Bom Samaritano, Rede Videirense de Combate ao Câncer, Apae e Clínica São Francisco. Os livros serão incluídos no acervo da Biblioteca Municipal ou serão colocados para a venda ou troca na Feira do Sebo. As entregas foram realizadas na manhã desta segunda-feira (13).

Palestras

Um dos pontos altos do evento foram as palestras. Na noite de abertura, mais de 900 pessoas foram ouvir os relatos do autor do best seller O Papai É Pop. De forma dinâmica e muito extrovertida ele arrancou risos da plateia e provocou profundas reflexões, principalmente sobre a paternidade e como é possível aprender com os filhos a ser mais feliz. Na quinta-feira (9), o consultor internacional e escritor Clóvis Tavares, surpreendeu a todos juntando lições do mundo corporativista com truques de mágicas. Em uma palestra show, onde encarnou um norte-americano, ele levou vários expectadores ao palco. Em cenas inusitadas, arrancou gargalhadas da plateia e mostrou como manter o otimismo é sempre a melhor saída. Já na palestra de encerramento, o músico, compositor e escritor Duca Leindecker, fez um bate papo com a plateia, falando do universo da música, do seu processo para compor e a importância da literatura.

Para a expositora Nilce Maria Perin, a Feira do Livro vem melhorando a cada ano. "Primeira vez que eu participei da Feira, o evento ainda acontecia no salão paroquial. Foi um longo caminho até chegarmos aqui, mas é uma fórmula que está dando certo. A cada ano se melhora um pouco e hoje vemos uma verdadeira multidão assistindo às palestras e visitando nossos estandes", declarou.

Realização

A realização da 8ª Feira do Livro de Videira e Mostra do Conhecimento só foi possível pela união de forças entre Poder Público e empresários locais. A AABEC contou com a parceria da Prefeitura de Videira, do Sesc e da Otimiza Cursos, além dos seguintes patrocinadores: Aciav, CDL, Escola do Legislativo, Skyline Viagens, 3 Marias Agronegócios, FB Engenharia, DV Comunicação, Master Mind,Siga Informática, Baretta Construtora e Artefatos de Concreto, Divina Farinha, Posto Rio das Pedras, Autoelétrica LB, Gianello veículos, VidePet, Map Soluções Contábeis, Imóveis Videira, Rimas Restaurante, Universal Gráfica, Rede de farmácias Líder Farma, Prevemax, Fisk Centro de Ensino, Editora Êxito, Center Cell, Rede Zarpellon, Reale Papelaria, Videira Indústria de Papeis, Cosmética, Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, PapelMax, Cosmética, Grancasa Grandioso Detalhe, Renato Pneus, Brasimac, Dr. Carlos Henrique Wink, Brasimac, Decorarte e Sakai Documentários.

Os expositores do evento são: Livraria Recanto do Livro, Livraria Real e Sebo Rani com o Cantinho dos Quadrinhos. A Fundação Logosófica, Damásio Educacional e a Faculdade Uninter, também estarão presentes, além do município de Rio das Antas, que contará com um estande para expor os trabalhos realizados com seus alunos.

Já como apoiadores temos a Unoesc, Lions Clube Videira Centro, Léo Clube, Rádio Videira AM, Rádio Transamérica FM, Rádio Popular FM, Jornal A Coluna, Jornal Correio Agora, Jornal O Catarinense, Jornal Folha e TV Catarina.

comentários