• Saúde 13/09/17 | 13:32:38
  • Cuidados para amenizar o desconforto por clima seco
  • Água é o componente fundamental para o período
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Rádio Videira
  • Foto: Divulgação / Ilustrativa

O tempo seco com baixa umidade do ar, aliado ao período da florada com a chegada da primavera, são fatores altamente prejudiciais à saúde e favorecem o surgimento de doenças alérgicas como rinites, conjuntivites, doenças virais e infecciosas. Nesta época consultórios médicos e serviços públicos de saúde, registram aumento significativo de casos, onde as pessoas buscam orientações médicas para aliviar os sintomas.

Nosso organismo é composto por, aproximadamente, 70% de água e, principalmente nesta época, é fundamental ter cuidado com a hidratação.

A água é o componente fundamental de todas as células do organismo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e age como um veículo de transporte de nutrientes. Por isso, a pessoa deve se hidratar bem, preferencialmente com água, sucos naturais e água de coco.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%.

Por isso, deve-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol. De acordo com o Ministério da Saúde, durante a seca, a população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas da manhã e 4h da tarde.

O Médico Diogo Antonielo que atua no serviço público de saúde de Videira, fala algumas dicas para enfrentar esse período com menos sofrimento.

comentários