• Geral 10/08/17 | 13:40:49
  • Videirense e russa interpretam Beethoven e Mozart no Cevi
  • Anderson Fiorelli e Sofya Gandilyan formam o Danzi Duo
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria de Imprensa

O Centro de Eventos Vitória (Cevi) vai ser palco de um espetáculo da música clássica. No dia 25 de agosto, Danzi Duo apresentará um concerto com obras de Ludwig Van Beethoven e Xavier Mozart para piano e violoncelo.

O Danzi Duo foi criado pelo violoncelista videirense Anderson Fiorelli e pela pianista e cravista russa Sofya Gandilyan em 2013, em Munique na Baviera. O ensemble é especializado no repertório barroco, clássico e pré-romântico para violoncelo e cravo/piano, ainda pouquíssimo explorado nas salas de concerto. O Duo nutre um interesse especial pela música de compositores como Xavier Mozart, Beethoven, Wölfl e Ries.

Além da apresentação gratuita e aberta para o público, o Danzi Duo também oferecerá uma master classes. Anderson oferecerá uma aula exclusiva para os professores e instrumentistas do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura de Videira, e Sofya ministrará aulas de piano para o público em geral, tendo como pré-requisito conhecimento nível médio e intermediário.

A apresentação, digna de grandes centros, abre com chave de ouro a série de apresentações que serão realizados pelo município no segundo semestre de 2017.

OS MÚSICOS

O videirense Anderson Fiorelli é um dos mais atuantes músicos brasileiros no exterior. Ele reside em Munique onde é o principal violoncelista do ensemble Concerto München e participa regularmente de concertos e gravações com alguns dos principais grupos europeus de música erudita, dentre estes, Hofkapelle München, B''Rock Orchestra (Bélgica), Ensemble Turicum (Suíça), Ensemble Explorations (Bélgica) e Silete Venti (Itália).

Dentre inúmeros trabalhos de destaque, o violoncelista já integrou a Orquestra Sinfônica do Paraná e a Camerata Florianópolis ocupando o posto de spalla dos violoncelos; colaborou com a Nova Camerata da UFPR e Camerata Antiqua de Curitiba. Em 2017 concluiu seu mestrado em violoncelo barroco na Escola Superior de Música e Teatro de Munique.

A russa Sofya Gandilyan é cravista, fortepianista e musicóloga. Em 2015 foi a segunda colocada no famoso Concurso Musica Antiqua de Brugge (Bélgica), na categoria cravo. Em 2012 recebeu o prêmio do júri no Concurso de Cravo Primavera de Praga. A musicista já se apresentou ao lado de renomados músicos como A. Steck, L. Duftschmid, J. Van Elsacker e V. Spurny. Desde 2014 Sofya se apresenta em diversos lugares do mundo como cravista e organista do Show de Breakdance Red Bull Flying Bach. Sofya possui um vasto repertório que vai de Frescobaldi a Martinu e Nyman e se apresenta regularmente na Europa, EUA e China.

comentários