• Educação 08/11/18 | 15:17:56
  • Segunda prova do Enem terá 90 questões para resolver em cinco horas
  • Prova de Matemática e Ciências da Natureza na segunda etapa
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Central de Jornalismo RBV Rádios
  • Foto: RBV Rádios

A segunda etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm uma nova etapa pela frente, a prova de Matemática e Ciências da Natureza, que será realizada no domingo (11), com duração de cinco horas.

Passado o primeiro dia, chega a hora de conferir o gabarito extraoficial, e é aí que muitos alunos podem acabar se decepcionando com o resultado, o que ocasiona uma frustração que pode ser determinante para o desempenho da segunda prova.

Nesta primeira fase do Enem 24,2% dos inscritos em Santa Catarina deixaram de fazer a prova. As notas das duas provas são independentes, ou seja, mesmo que não tenha se saído tão bem no primeiro dia, ainda é possível ingressar no Ensino Superior.Dicas

Confira algumas dicas para a segunda etapa da prova:

É essencial ficar de olho no relógio, uma vez que o Enem será aplicado em quatro fusos horários diferentes. Os horários de abertura e fechamento dos portões, de início e encerramento das provas, são iguais aos do primeiro dia do exame, assim como o local de realização da prova.

Também é importante que o participante não esqueça de levar um documento oficial de identificação com foto, que pode ser a carteira de identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou Polícia Federal; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Passaporte; a Carteira Nacional de Habilitação, ou a Identidade Funcional com fotografia.

Os candidatos também devem levar caneta de tinta preta revestida por material transparente. É recomendado levar o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso, uma vez que ele reúne informações como o local de prova e a opção de língua estrangeira escolhida, entre outros dados específicos de cada participante.

É proibido entrar na sala de prova com borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos (calculadoras, celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drives e relógios, por exemplo); fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.

Além disso, é importante que o candidato se alimente de maneira equilibrada antes do exame, para evitar transtornos durante as provas. Recomenda-se ainda que o estudante beba água e coma frutas para manter o foco e a energia. Uma boa noite de sono também é fundamental para manter a concentração nas questões.

comentários