Histórico >>

Rádio Videira há seis décadas fazendo história

A palavra história serve para expressar fatos ou acontecimentos que marcaram a vida de uma sociedade. Ela pode ser construída por um indivíduo ou grupo de pessoas que tinham um mesmo objetivo, e esse objetivo virou concretização.

A história da Rádio Videira AM, uma das mais antigas de Santa Catarina, se confunde com a história do município de Videira. Apenas cinco anos separam a criação do município e o nascimento da Rádio Videira, foi o primeiro veículo de comunicação radiofônico da cidade onde teve inicio no dia 30 de setembro de 1949 em caráter experimental, na rua Pedro Andreazza, com prefixo ZYW-6 e na freqüência de 1570 quilohertz. Teve como seus sócios fundadores Homero Camargo de Oliveira, Werner Emílio Valdemar Stange e Celso Waldemar Kuss.

A rádio começou funcionando no horário das 10h00 às 13h00hs e das 14h00 às 22h00hs diariamente. Transmitindo, entre os principais programas, a Hora Alemã e o Programa de Calouros, ambos realizados aos domingos, no período da manhã. O auditório da Rádio Videira se tornava pequeno para receber o público que dominicalmente comparecia prestigiando o Programa de Calouros, que tinha como atração principal a dupla Circuito e Faísca.

No início da década de 50, novos proprietários assumiram a Rádio Videira. Nesse período a emissora viveu momentos de grande popularidade com os programas de noticia e a produção literária local. Ganhando destaque as crônicas e as rádios novelas, criadas, e interpretadas por integrantes da comunidade local.

Nos anos 60 novos sócios tomam posse da rádio e ela muda de endereço para a Rua Saul Brandalise. A programação se estende até as 19:00 horas sendo concluída diariamente com a apresentação da Hora do Brasil. E por uma opção da coordenação, as músicas eram tocadas em ordem alfabética.

A Rádio Videira, como todas as rádios brasileiras, também viveu a época do regime militar obedeceu rigorosamente todas as regras.

Nos anos 70, o slogan da Rádio Videira era: "Comunicação: É Servir". Esta frase não estava apenas para fazer efeito, mas era vivida em sua concepção, pois a emissora estava, verdadeiramente, a serviço da comunidade. No ano de 1979, aconteceu a mudança dos estúdios da rua XV de Novembro para a Rua Pedro Andreazza.

Na década de 80 o esporte fez história em Videira com o time de futebol de salão da Perdigão. A Rádio Videira, com sua equipe esportiva, registrou todas as conquistas desta e de outras modalidades que brilharam e vieram a dar alegrias anos mais tarde.

A partir do ano 2000, o padrão tecnológico da Rádio Videira foi aprimorado. Novos e modernos aparelhos foram adquiridos para impulsionar a qualidade da comunicação em boa parte do Vale do Rio do Peixe.

Utilizando-se da informática, implantou tecnologias em sistemas que tocam a música de forma digital, proporcionando com isso agilidade na procura de músicas e armazenanto delas, atualmente a rádio é toda interligada operacionalmente com isso garantimos eficiência e qualidade ao nosso trabalho.

Em 2006 a Rádio Videira investe no design e redesenha a sua marca, antes a rádio utilizava uma marca padrão, neste caso somente se alterava o nome da emissora, isso era feito para todas as empresas da RBV.

 

A nova marca mostrou modernidade e confiança uma atualização que permitiu a evolução da sua imagem corporativa, garantindo com isso sua identificação no Vale do Rio do Peixe.

 

 

A Rádio Videira sempre preocupada com a qualidade e compromisso com o ouvinte promove a interação diariamente, por meio do telefone, email e site. Confira nossa programação via internet em qualquer parte do mundo!